TRABALHO - ENVOLVIMENTO - COMPROMETIMENTO
As mudanças que acontecem no mundo moderno e pós-moderno provocam reflexões nas mais diversas áreas do conhecimento. Pierre Lèvy (1999) afirma que uma ideia errônea da sociedade é pensar que uma tecnologia substitui a outra, o antigo substitui o novo, o virtual substitui o real. Ao contrário, uma não substitui a outra, são complementares. Exemplifica o autor que a fotografia não substituíu a pintura, somente houve um redimensionamento em função dos novos processos industriais de produção e reprodução de imagens; o cinema não substituíu o teatro; a ascensão da televisão afetou o cinema, mas não o matou; o aumento da telefonia não parou o progresso dos transportes, mas mostra que estão unidos. Uma forma não inibe a outra, somente há uma articulação entre elas que organizam a economia dos espaços globais. As pessoas, à luz dos avanços estão inseridas nesse contexto. É preciso lucidez para reconhecer que o 'movimento' da Cibercultura faz emergir novas oportunidades ao desenvolvimento humano e é um fenômeno irreversível. O preocupante nas escolas é como inserir o professor nesse processo de modernidade tecólógica, já que os alunos estão sedentos das tecbnologias, mesmo não possuírem em suas casa, mas acompanham com colegas e amigos esse fenômeno.
Diante dos desafios de inserir os alunos no contexto tecnológico, a partir de práticas simples e contextualizadas, fez-se uma proposta de inciar com os os alunos da 7ª série 'A', do Ensino Fundamental - da Escola de Educação Básica Luíza Formighieri, um trabalho que contemplasse os gêneros textuais emergentes: convite, bilhete, carta, textos instrucionais realizado no caderno do aluno, para posteriormente inserir outros gêneros ligados ao computador, como por exemplo o e-mail, blog e outros gêneros que utilizassem as ferramentas tecnológicas. Por ser uma turma heterogêna e por não possuírem em suas casas computador, fez-se uma proposta à turma, que envolvesse os ensinamentos básicos do uso dos computadores, como ligar, desligar, o uso correto do teclado, exercícios simples de digitação - a correta posição das mãos no teclado, o uso do editor de texto e outras ferramentas afins. Apesar das dificuldades iniciais, rapidamente os alunos adaptaram-se à máquina e às funçòes que deveriam exercer. Lèvy (1999) observa que a geração dos anos 90 é um geração que gosta de compatrtilhar e ajudar os colegas, ensinar no manuseio do computador. Os alunos que tinham uma noção de trabalhar com o computador, automaticamente, ao serem solicitados ajudavam os outros. Os trabalhos iniciaram com práticas simples, porém significativas, e foram ampliadas no decorrer das aulas. Essas práticas terão continuidade em outras aulas para apriporamento, gerando, assim, segurança e percepção que as novas tecnologias abrem novas possibilidades aos alunos. Para o aluno que possui um acesso restrito às tecnologias, a escola, novamente mostra-se como alternativa e espaço aberto para outras parendizagens.
Para os autores (2009)Veen e Wraking, as crianças e os adolescentes de hoje aprendem a cooperar em redes e negociar sobre informações. Eles trabalham mais em equipe, não se importam em buscar informações, explicações. Percebeu-se que os alunos ficaram mais motivados e querem utilizar todas as possibilidades que o computador oferece. Há muito o que fazer, há muita aprendizagem a adquirir, o primeiro impacto do manuseio da 'máquina' passou, há maior confiança, maior motivação, o medo do diferente deu lugar à busca do novo.
A experiência não para, novas perspectivas se abrem, e juntos - professora e alunos descobriremos novos caminhos para tornar as aulas mais agradáveis e mais significativas, pois os gêneros emergentes estão presentes no dia a dia, tanto pessoal como profissional.
Profª Ana Cristina adorei a sua postagem. Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigada, Profe Fabiana. Vamos alimentando os blogs, eles nos ajudam nas práticas educaionais. Abraço!
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