sexta-feira, 8 de julho de 2011

Formação do leitor:sujeitos, espaços e ações

Na reflexão, Formação do leitor: sujeitos, espaços e ações a ênfase é dada  como introduzir as crianças, os adolescentes, o professor, a escola, a biblioteca no mundo da leitura. Em relação às crianças, afirma Ceccantini (2009) ser a família grande influenciadora no comportamento das futuras gerações de leitores competentes e duradouros. Cita situações ideais para a formação leitora na infância:
  • a leitura de histórias aos filhos dede a primeira infância, impregnado de afetividade tanto ao ato de ler quanto as obras lidas;
  • a ampla disponobilização de livros e materiais de leitura diversificados e de boa qualidade;
  • a leitura cotidiana de livros, jornais e revistas de modo a oferecer modelos positivos de leitura, que possam ser continuamente introjetados pelas crianças;
  • o debate frequernte de leituras realizadas pelos integrantres da família;
  • a constante visita a bibliotecas, feiras do livro, bate-papos com os escritores e ilustradores, entre outras possibilidades.
Observa Ceccantini ser uma situação idealizada, em oposição as reais condições materiais e afetivas presentes na maioria das família brasileiras na contemporaneidade, sem explorar a ideia de que muitas crianças não possuem famílias que as protejam.
A desigualdade social do paíes, a velocidade das transformações que sofre a intituição famíliar, as pressões da vida urbana, a ausência de consciência sobre a importância da leitura e a falta de tradição letrada que estimule a leitura conduzrm, por vezes, a um propósito pessimista da leitura. Porém, sào realizadas muitaas ações que aos poucos mudam essa situação, dentre as quais se pode citar a instituição escola, que vem se configurando como importante elemento para a ampliação da leitura.

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