domingo, 18 de dezembro de 2011

A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO DO PRAzER DE LER( Luís Augusto Fischer e Julia da Rosa Simões)

Os autores Fischer e Simões abordam sobre o papel que a música pode desempenhar no desenvovlvimento do prazer de ler. O papel que o aprendizado musical pode ter no desenvovlvimento do aprendizado da leitura. Porque é disso que se trata, afirmam os autores, sempre: de aprender e continuar a aprender, quando o objeto é arte. A música possui alguns traços decisivos, primeiro em sua dimensão erudita (clássica), que está ligada a conservatórios, às orquestras,aos compositores europeus, a qual o Brasil tem uma tradição pequena e recente; a outra dimensão é a popular ( o que o Brasil tem de melhor e que alcançou o mundo). Pode-se concluir, segundo os autores, que seja a tradição erudita ou da tradição popular, ouvir música a sério, ajuda mais ainda a perceber melhor nossa interioridade, nossos desejos e limites, nossas ousadias e nossos medos, e aqui está o laço principal entre a música e a literatura. Os autores fazem uma caminhada, neste ensaio, que ajudou a conhecer a importante tradição artística de que nós somos herdeiros e que deveríamos ter o direito de conhecer melhor, a partir da educação, quando não da própria vivência familiar. Encerram o ensaio afirmando: "Seremos melhores como pessoas, mais inteligentes em geral, e melhores leitores em particular, sempre que uma arte tão complexa e cativante como a música for acionada".
( Este artigo (Fischer e Simões, vale a pena lê-lo na íntegra no livro MEDIAÇÃO DE LEITURA: Discussões e alternativas para a formaçào de leitores, organizados pelos autores: Fabiano dos Santos, José Castilho MarquesNneto e Tânia m.K. Rösing)

Um comentário:

  1. Queremos parabenizar a Mestra Ana Cristina pelo seu trabalho a frente da educação, e em especial no incentivo à leitura.
    Foi um prazer para nós do Informativo São João da Urtiga, mesmo em um momento rápido, ter lhe conhecido.
    Continue realizando esse valoroso trabalho na defesa por uma educação cada vez melhor.
    Um forte abraço, Douglas Paloschi e Renan Paloschi Zanandréa, equipe do Informativo São João da Urtiga.

    ResponderExcluir