domingo, 28 de agosto de 2011

No mundo da leitura: os adolescentes

A escola deve promover, para os adolescentes, atividades de leitura que favoreçam o interesse pessoal estabeleçam conexão com o universo dos livros. Teresa Colomer faz uma analogia dizendo "ninguém espera que se aprenda a tocar um instrumento musical se não se exercita com ele".(2007, p.65). Portanto, as atividades de leitura dirigida ou compartilhada, analisando aspectos da obra, buscando detalhes, validando ou invalidando interpretações, comprovando hipóteses, entre outros aspectos, são necessários para acumular experiências em leitura e sua compreensão. Selecionar textos que estejam dentro da expectativa do público adolescente, textos mais fáceis para introduzi-los aos mais difíceis, ou ao mundo dos temas que não fazem parte do seu universo pode ser um bom começo, porém conceituar fácil ou difícil é relativo nesse universo literário. Acompanhar o desenvolvimento, no mundo da leitura, torna o leitor mais 'inteligente'. A necessidade de saber 'mais' para entender  'melhor' é algo próprio de qualquer processo de compreensão deve ser incentivado na escola, a qual tem sido, para grande parte da populaçào, a principal, via de acesso à leitura e à escrita.
No mundo da leitura: que adolescentes temos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário