Dica de leitura:
MISTÉRIOS DE SÃO JOÃO - crônica de David Coimbra
"Dia 24 de junho, o Dia de São João, é dia de vestir camisa xadrez. Isso sempre me intrigou. O que a camisa xadrez tem a ver com o pio homenageado? Ainda era criança quando essa dúvida primacial levou-me a pesquisar a respeito do santo. Primeiro, eu achava que o João em questão fosse o apóstolo preferido de Jesus, o homem para quem, do alto da cruz, Jesus olhou, dizendo Maria: "Mulher, eis teu filho". Aquele que no fim da vida, por volta do ano 100, escreveu o enigmático e poderoso livro do Apocalipse. Tenho simpatia por esse João. Nem tanto pelo conteúdo...bem...apocalíptico de sua obra, mas pelo estilo. Um cara que escreve "Ide e derramai sobre aTerra as sete taças da ira de Deus!", esse cara tem verve, entende? Ele escreve com as entranhas. Portanto torcia que o grande santo de junho fosse esse João. Não é. É o Batista, o primo de Jesus, que teve a cabeça separada do corpo devido a uma ondulante dança da jovem e, suponho, sedutora Salomé.
Certo. investiguei sobre o Batista e não encontrei vestígios das razões da camisa xadrez. Hum. Entenda: hoje em dia, as pessoas até estão usando camisa xadrez, só em toalha de cantina italiana. Alguém dirá que a Festa de São João é típica de áreas rurais, onde se usa camisa xadrez. Certo. Agora pense: todo o resto
do aparato rural da festa é compreensível. Pinhão, quentão, pipoca e amendoim são acepipes de inverno. A fogueira é por causa do frio. As botas são usadas no campo como proteção contra os animais rastejantes e o chapéu de palha como proteção contra o sol escaldante. mas por que a camisa tem que ser xadrez??? Por que o homem do Interior, seja das franjas do São Francisco ou do Mississipi, tem de usar camisa xadrez? Reposta para este e-mail". ( david.coimbra@zerohora.com.br)
Leia atentamente e aproveite para entrar no site do ZH e opinar. Boa leitura!