A leitura nos diferentes meios - impresso ou digital, nos ajuda a entender melhor a realidade em que vivemos. Devemos, a todo momento, proporcionar aos alunos meios para que a leitura seja difundida nas escolas e nos ambientes familiares. A biblioteca da escola deve ser uma aliada no processo de formação de leitores e nós - professores, devemos ser os mediadores desse processo, para que as crianças, os adolescentes, entrem em contato obras literárias, visando à sua formação e desenvolvimento como leitores proficientes.
Para que isso aconteça, o professor deve ser um leitor proficiente, um leitor literário, não por obrigação, mas para seu próprio enriquecimento como pessoa. Quem se entrega ao livro literário, sai da leitura mais enriquecido interiormente, pois ele - a leitura, foi feita para alimentar nossos sentimentos, fazendo-nos cada vez mais felizes. todo o adulto, e de modo especial o professor, deveria ler livros literários indicados às crianças, para rever aquilo que foi ou poderia ter sido sua infância ns companhia deles.
"Existem aqueles que, enquanto leem um livro, recordam, comparam, trazem à tona emoções de outras leituras anteriores". (Ezequiel M. Estrada)