domingo, 27 de novembro de 2011

Contos mais que mínimos- Heloisa Seixas

CONTAGEM REGRESSIVA
Quantos segundos você levará para ler o que está escrito aqui? Vinte, trinta, quarenta segundo? Um minuto talvez, se estiver distraído e em algum ponto tiver de recomeçar? Dez segundos, se começar a ler e, desinteressado, desviar os olhos deste espaço onde alguns tolos insistem em deixar seus ratros?
Quanto tempo?
A vida é assim, feita de pequenos conjuntos de segundos, frações de tempo sobrepostas, mínimas como o espaço de tempo que se leva para ler isto aqui. E de repente, lá está: trinta, quarenta, sessenta -  e os segundos se transformaram em anos.
SEIXAS, Heloisa. Contos mais que mínimos. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazr Editorial, 2010.

Contos mais que mínimos - Heloisa Seixas

um  brilho novo
Parece que os cientistas descobriram uma nova estrela. Fica na constelaçào de Centauro, a 17 mil anos-luz da Terra, e tem um nome tolo, feito de algarismos e etras, algo assim como BPM 37093. A frieza dessa denominação, porém, esconde algo raro: a estrela é toda feita de cristal de carbono contaminado de oxigênio. Isso significa simplesmente que essa estrela - toda ela - é um gigantesco diamante. Um diamante do tamanho da Terra. Desde então tenho olhado o céu de forma diferente e já me flagrei, noite alta, perscrutando a escuridão. A Natureza é às vezes pura poesia.
SEIXAS, Heloisa. Contos mais que mínimos. Rio de Janeiro: Tinta Negra Editorial, 2010. 

domingo, 20 de novembro de 2011

IMAGENS que falam por si


'Lembre-se:  Não interessa o suporte que a leitura será feita, o importante é que  seja feita  de forma disicplinada, orientada, constante para que o amor pela leitura permaneça.



domingo, 13 de novembro de 2011

Leitura: com a palavra o escritor

Escritora Indigo (Ana Cristina Ayer de oliveira) fala dos desafios de ser escritora no meio eletrônico. Refere-se às crianças, dizendo que estão mais adultas e os adultos mais infantilizados, por isso gosta de escrever para os dois. Essa entrevista pode se acessada no site do programa Entrelinhas ou no site www.youtube.com/results?search_query=indigo+autora&aq=f

sábado, 5 de novembro de 2011

FEIRA DO LIVRO EM PASSO FUNDO

"Começou a Feira do Livro de Passo Fundo. O patrono, pesquisador em história, professor universitário, escritor, é Tau Golin. Sua fala revelou o que nos preocupa na falta de leitores: número significativo de pessoas prefere investir em roupas de marca, em tênis de marca, em bonés, em sapatos exóticos, no carro do ano, n...a construção de mansões sem livros... Estes não se sentem motivados para adquirir livros, materiais de leitura que contribuirão decisivamente para a construção de cada pessoa como cidadão. Acrescentemos a isso o nosso desejo de formar intelectuais, capazes de discorrer sobre sua área de especialização, mas de serem sensíveis às manifestações das artes, elaborando comentários críticos importantes sobre pintura, música, dança, teatro, arquitetura, fotografia. Que a realização da 25ª Feira do Livro de Passo Fundo possa contribuir para o surgimento de mais leitores".
(Comentário postado no facebbok pela professora Dr. Tania M. K. Rösing no dia 5 de novembro de 2011)